Os projetos pedagógicos são instrumentos usados pelas instituições de ensino com o objetivo de fornecer uma imagem nítida de si mesma. Esse documento representa um quadro com o qual a instituição se compromete.
Em outras palavras, o Projeto Político Pedagógico (PPP) estabelece uma base de responsabilidades compartilhada, pela instituição de ensino, com toda a comunidade.
No Centro Integrado de Ensino (CIE), nossa proposta pedagógica é baseada em metodologias modernas, priorizando um ensino contextualizado. Tudo isso por meio de uma equipe técnica competente e atuante de forma integrada, além do apoio psicológico profissional para os alunos.
Saiba mais sobre o Projeto Político Pedagógico!
Os processos de ensino e projeto pedagógico
Um dos principais focos do projeto pedagógico é desenvolver um processo de ensino e aprendizado que proporcione o melhor desenvolvimento do aluno.
Mais do que apenas “ensino” e “aprendizado”, a escola é responsável por proporcionar, aos alunos, uma completa evolução, seja ela intelectual, seja social ou cultural.
Para tanto, o projeto pedagógico ou Projeto Político Pedagógico (PPP) do CIE é estruturado de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, formam o processo de ensino, sendo inseridos no projeto:
– Uma maior interação entre profissionais da educação;
– Um contato mais próximo e particular com cada aluno;
– Estreitamento das relações entre escola e família;
– Promoção de um uso social do aprendizado;
– Estímulo à autonomia, à autoestima e ao protagonismo do aluno;
– Um ambiente acolhedor, que proporciona sua evolução.
O processo educativo
Em relação ao processo educativo, o Centro Integrado de Ensino tem como objetivo trazer um aprendizado moderno, com foco no pleno desenvolvimento do aluno.
No que diz respeito à criança, é importante lembrar que, segundo disposto em lei, a avaliação não é de caráter promocional. No CIE, o Projeto Pedagógico é realizado a partir de muita observação, reflexão e diálogo.
O processo educativo, por sua vez, tem como objeto as diferentes manifestações da criança, representando, dessa forma, o acompanhamento de seu cotidiano na escola.
Tipos de projetos pedagógicos
Como pode notar, os projetos pedagógicos têm, como base, projetos e atividades educacionais utilizados no processo de ensino e aprendizagem do aluno.
Nesse sentido, os PPP têm como base as diretrizes indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); tudo isso para que haja uma correta e completa formação pedagógica do aluno.
Para isso, os projetos pedagógicos são divididos em alguns tipos, objetivando trazer uma educação focada em cada fase do processo educacional.
Na Educação Básica, os projetos pedagógicos e os processos de ensino são divididos em:
– Ensino Médio.
Educação Infantil
No campo da Educação Infantil, o Centro Integrado de Ensino busca integrar o aprendizado da criança a novas vivências.
Para isso, no CIE, busca-se dar à criança uma oportunidade para que ela possa:
– Ampliar sua capacidade de autoconhecimento;
– Comunicar-se e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos com outras crianças e adultos;
– Apropriar-se dos conhecimentos e bens culturais;
– Utilizar diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática);
– Construir significados que permitam a elaboração e a reelaboração dessas aprendizagens.
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Justamente por isso é que, nessa fase, a maior finalidade é o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, tanto de seus aspectos físico e psicológico quanto de seus aspectos intelectual e social.
No que se refere à avaliação da criança, no projeto pedagógico, ela não é de caráter promocional. No Centro Integrado de Ensino ela é realizada por meio da observação, da reflexão e do diálogo, tendo como objeto as diferentes manifestações da criança. Tudo isso para acompanhar melhor o seu cotidiano no ambiente escolar, com foco em seu completo desenvolvimento.
Ensino Fundamental completo
No campo do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), o foco do projeto pedagógico é a formação básica do aluno como cidadão, como indivíduo detentor de direitos e deveres.
Para que haja essa formação em ambas as fases do Ensino Fundamental, os objetivos dizem respeito ao desenvolvimento integral pela formação intelectual, científica, física, espiritual e social, bem como pela participação do aluno no ambiente escolar.
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, também é foco da PPP no Centro Integrado de Ensino.
Entre outros objetivos do processo de ensino do aluno nessa fase, ainda temos:
– A compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
– O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e da aquisição de conhecimento e habilidades, bem como a formação de atitudes e valores éticos;
– O fortalecimento de vínculos com a família, bem como dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
– O desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo, crítico e harmonioso e de suas potencialidades;
– Preparação do aluno para o trabalho e o exercício pleno da cidadania;
– O reconhecimento do direito de optar, inclusive, pela sua transformação enquanto participante do processo de definição da ordem que almeja a sociedade.
Nesse contexto, a avaliação do aluno nas duas fases do Ensino Fundamental tem como objetivo fazer com que os alunos avancem e encontrem caminhos para medir a qualidade do aprendizado.
É também por meio da avaliação que a instituição pode oferecer alternativas para uma evolução mais segura. Ou seja, ela é voltada não apenas à avaliação quantitativa como também à qualitativa.
Ensino Médio
Já o Projeto Pedagógico do Ensino Médio traz, para essa fase, objetivos específicos, como o de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
É nessa fase que há uma preparação do aluno para continuar aprendendo. Isso é feito para que ele seja capaz de se adaptar às novas realidades com mais flexibilidade.
Nesse período, dentro do processo educativo, ainda se destacam objetivos como:
– Aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
– Maior compreensão de fundamentos científico-tecnológicos e processos produtivos;
– Relacionamento entre a teoria e a prática no ensino de cada disciplina.
– A construção do conhecimento relativo nos níveis desejáveis em cada disciplina que compõe o currículo.
Por sua vez, a avaliação, nesse período, no Centro Integrado de Ensino, busca considerar o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
Há, ainda, uma completa aferição do desempenho do aluno quanto à apropriação de conhecimentos em cada área de estudos e do desenvolvimento de habilidades e competências.
O processo de avaliação no Ensino Médio é pautado no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, conforme a Matriz de Referência do Ensino Médio.
Os projetos pedagógicos do CIE para todas as fases de ensino desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento do aluno.
Mas não é só por isso que a instituição se destaca. Com uma estrutura completa para entender o aluno, o CIE representa o que há de melhor e mais moderno na Educação Básica, tanto no Ensino Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio
Venha conhecer mais sobre a instituição! Escolha o melhor horário para você e agende uma visita agora mesmo!