Blog

Ensino fundamental 2: como são as atividades complementares?

Alunos do Ensino Fundamental do CIE durante jogo de xadrez, atividade complementar

O Ensino Fundamental 2 é uma das mais importantes fases no aprendizado do aluno em toda a Educação Básica. O período, que compreende do 6º ao 9º ano, tem como foco um aprofundamento do que a criança aprendeu nas etapas anteriores.

Além disso, é nesse período do ensino em que o estudante conta com uma maior preparação para o Ensino Médio.

O ciclo, além de incluir conteúdos vistos anteriormente, apresenta ao aluno conceitos mais complexos. E para que o processo de aprendizagem ocorra, além das disciplinas convencionais, o estudante ainda tem contato com as atividades complementares.

O Ensino fundamental 2

O Fundamental 2 é a etapa em que o aluno tem um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental 1.

Para isso, o aluno passa a ter um contato maior com conteúdos e disciplinas mais complexas, com professores especialistas.

Apesar dos desafios do novo ciclo, o aluno conta com toda estrutura e apoio para a continuidade do seu aprendizado e desenvolvimento. Nesse sentido, há nessa fase um estímulo maior para a construção da autonomia e independência da criança e adolescente.

BNCC Ensino Fundamental anos finais

Para auxiliar no desenvolvimento do aprendizado do aluno e das atividades ao longo do Ensino Fundamental 2, a Base Nacional Comum Curricular Anos Finais estabelece a aplicação de algumas diretrizes.

A BNCC Ensino Fundamental anos finais procura destacar processos de aprendizagem essenciais ao desenvolvimento do aluno. Nos anos finais, que compreende o período do Ensino Fundamental 2, o aluno passa por um período de grandes mudanças.

Aqui, o aluno deve lidar com diferentes lógicas de organização, especialmente quanto aos conhecimentos relacionados às áreas.

O foco das diretrizes da BNCC Ensino Fundamental anos finais é aprofundar e ampliar o repertório de conhecimento do aluno. Nesse sentido, é importante que se possa fortalecer a sua autonomia, garantindo condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação 

O Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano

Como destacamos, o Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, onde o aluno, e também o educador, se deparam com diferentes desafios.

Há uma mudança nas competências e habilidades que o estudante precisa desenvolver. As transformações, os comportamentos bem como as necessidades da criança e do adolescente vão mudando a cada ano. Além das atividades complementares do Ensino Fundamental 2, o aluno tem contato com diferentes formas de aprendizado. 

6º ano do Fundamental 2

O 6º ano do Ensino Fundamental 2 é o período em que o aluno tem um maior impacto devido à mudança nas disciplinas, mais complexas em comparação com os anos iniciais.

Com isso, há mudanças na rotina de aprendizagem, especialmente por meio das atividades complementares, como a necessidade de apresentar trabalhos para toda a turma. 

7º ano do Fundamental 2

Já no 7º ano, há uma necessidade de um acompanhamento dos estudantes, devido a todas as mudanças biológicas que surgem nessa fase.

Além disso, a escola também deve começar a incentivar a realização de atividades interdisciplinares. Nesse sentido, também há um trabalho com temas transversais, de modo mais claro, estimulando a capacidade de análise do estudante.

8º ano do Fundamental 2

No penúltimo período do Ensino Fundamental 2, as disciplinas propõem um maior desafio, com foco no desenvolvimento da autonomia do aluno.

Da mesma forma, há também um incentivo para uma produtividade maior em comparação aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é fazer com que o adolescente se prepare para os primeiros anos da próxima fase, o Ensino Médio. 

9º ano do Fundamental 2

Por fim, no último ano, o Ensino Fundamental 2 é repleto de desafios. Aqui se dá início a transição para o Ensino Médio. E isso exige que o aluno aprenda a se adaptar e relacionar com novos conhecimentos e ambientes.

Além disso, durante esse período, o nível das análises e das reflexões são mais complexas. Por isso, deve haver um estímulo ao debate, especialmente de assuntos mais profundos, como política, economia e problemas sociais. 

Como são as atividades complementares do Ensino Fundamental 2

E para que haja um progresso completo do aluno durante esse novo período, há a aplicação das atividades complementares no Ensino Fundamental 2.

Com base nas diretrizes da BNCC Ensino Fundamental anos finais, são aplicadas atividades diversificadas. O objetivo é enriquecer o currículo da instituição de ensino, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades.

Atividades do Fundamental 2

Nesse sentido, de acordo com a BNCC, a escola e o professor, enquanto responsáveis pela transmissão de valores e conhecimentos, devem estimular o fortalecimento da autonomia do aluno.

Para isso, o processo de aprendizado exige a aplicação de atividades mais diversas. Como mediador do aprendizado, o professor pode auxiliar os alunos a pesquisar e descobrir novos conhecimentos através de práticas distintas do ensino prágmático visto em sala de aula.

Dentre alguns exemplos de atividades complementares propostas no âmbito do Ensino Fundamental 2, é possível destacar:

– Compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

– Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

– Desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo, crítico e harmonioso;

– Dimensionamento da noção do dever e a questão dos direitos dos cidadãos;

– Desenvolvimento dos elementos de auto realização e preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania.

O processo de avaliação do aluno

Além  das atividades complementares, na fase do Ensino Fundamental 2, há a aplicação de um processo de avaliação diferenciado do aluno.

Diferente do convencional, no Centro Integrado de Ensino, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores.

A avaliação tem como objetivo fazer com que os alunos avancem e encontrem caminhos para medir a qualidade do aprendizado. Para isso, ela ainda auxilia na oferta de alternativas para uma evolução mais segura.

O Centro Integrado de Ensino oferece ao aluno do Ensino Fundamental 2 toda estrutura que ele precisa para aprender e se desenvolver. Nossa proposta é trazer um ensino por meio da observação, da reflexão e do diálogo.

Para isso, temos como objeto as diferentes manifestações da criança, representando, dessa forma, o acompanhamento de seu cotidiano na escola.

Venha conhecer o CIE e nosso ambiente estrategicamente organizado em função do aluno!

Quero conhecer o CIE!

× Estude com a gente!