Blog

Educação Infantil: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Aluno do Ensino Infantil do CIE

Um dos principais focos do Centro Integrado de Ensino (CIE) é o desenvolvimento de uma Educação Infantil que proporcione um aprendizado e um desenvolvimento completo aos alunos.

Os primeiros anos de aprendizado são essenciais, especialmente para o contato do aluno com um meio social diferente do da família. É nessa fase que se exerce uma influência na construção de valores do aluno.

Nos primeiros anos de convívio em sala de aula, o aluno tem a sua formação de personalidade. Como primeira etapa da Educação Básica, o Ensino Infantil é o início e o fundamento de todo processo educacional.

Com isso em mente, o CIE busca trazer o que há de melhor na Educação Infantil no Brasil. Para isso, nosso plano de aula é estruturado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Como a Educação Infantil se apresenta na BNCC

Sabendo da importância da Educação Infantil para o aprendizado e o desenvolvimento integral da criança, o Centro Integrado de Ensino tem como foco ofertar o ensino infantil nos primeiros anos com base na BNCC.

Isso reflete a concepção que vincula o educar ao cuidar. Entendemos o cuidado com o aluno como algo indissociável do processo educativo.

Para o melhor desenvolvimento do estudante, são acolhidas as vivências e os conhecimentos construídos por ele no meio familiar, bem como no contexto da sua sociedade.

A proposta pedagógica tem por objetivo ampliar todo um universo de experiências, conhecimentos e habilidades do aluno.

A autonomia e a comunicação da criança

O desenvolvimento da aprendizagem do aluno envolve dois fatores essenciais: a autonomia e a comunicação. Para que haja um desenvolvimento integral do aluno, o processo de aprendizagem busca influenciar esses dois fatores.

Nesse sentido, para que objetivos pedagógicos sejam atingidos, há um estímulo para a prática do diálogo, não apenas com o aluno, mas também com sua família,

Todo o processo busca trazer um maior compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família. 

O plano de aula Educação Infantil BNCC

A Base Nacional Comum Curricular vem exigido que as instituições de ensino adotem um plano curricular com foco em objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

O plano de aula Educação Infantil BNCC do CIE foi desenvolvido para atender a essa mudança.

O objetivo é que, desde cedo, o aluno desenvolva capacidades de caráter:

– Intelectual;
– Social;
– Físico;
– Emocional;
– Cultural.

Diferentemente do Ensino Fundamental, que tem como foco áreas de conhecimento e competências específicas, no ensino infantil, a Educação Básica se estrutura nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Os campos de experiências são os norteadores do ensino e da aprendizagem do aluno. 

Campos de experiência

A BNCC traz como necessidade para os planos de aula a presença dos campos de experiência para uma completa formação do aluno. Tais campos envolvem saberes e conhecimentos fundamentais a serem ensinados às crianças.

Tais conhecimentos são associados às experiências do próprio aluno. Dessa forma, considerando tais saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

– O eu, o outro e o nós;
– Corpo, gestos e movimentos;
– Traços, sons, cores e formas;
– Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O papel do professor

Nesse mesmo espectro também se destaca o papel do professor em como a Educação Infantil se apresenta na BNCC.

O professor se destaca como quem vai construir um vínculo estável e de confiança com os alunos. Esse vínculo é responsável por auxiliá-lo na promoção das experiências do aluno.

Tudo isso para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento por meio das múltiplas linguagens e abordagens.

Estrutura dos planos de aula

Para que haja um desenvolvimento integral da criança, o Ensino Infantil possui a sua própria estrutura dos planos de aula, organizada de acordo com a Proposta Pedagógica.

Em um contexto prévio, os planos de aula se iniciam com o objetivo de resgatar e trazer o que as crianças já sabem. Em seguida, são destacados aspectos e conhecimentos que o aluno precisa para o seu aprendizado.

Nesse sentido, para que isso aconteça da forma correta, os planos de aula são estruturados por faixa etária em tempos recomendados para o desenvolvimento das atividades.

Zero a 1 ano e 6 meses

Período de desenvolvimento do “eu, o nós e o outro”, estimulando-se o reconhecimento do aluno ao novo ambiente em que ele está inserido.

Além disso, são trabalhados outros estímulos em todos os demais campos do aprendizado e do desenvolvimento.

1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Maior foco no desenvolvimento da escuta, da fala e do pensamento, com um grande estímulo ao reconhecimento de traços, sons, cores e formas.

4 anos a 5 anos e 11 meses

Maior foco no desenvolvimento do “eu, o outro e o nós” por meio de atividades com maior interação entre os alunos.

Nesse período, o maior objetivo é incentivá-los a investigarem e produzir diferentes formas de se aproveitar e interagir com o espaço coletivo. 

Educação Infantil: os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Nota-se que o objetivo é que, desde cedo, o aluno seja capaz de desenvolver suas capacidades tanto intelectual quanto social, física e cultural.

O foco é que, na Educação Infantil, a criança passe a aprender para a vida e não para as provas. Para tanto, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se destacam por trazer alguns elementos essenciais, como:

– Conviver – estímulo à convivência em um novo meio, especialmente por meio de atividades que proporcionam interação;
– Brincar – como uma das bases de ensino na Educação Infantil, o lúdico se destaca como um meio de assimilação do aprendizado, pelo aluno, de forma mais fácil;
– Participar – estímulo à participação do aluno em projetos, trazendo um aprendizado à convivência social;
– Explorar – por meio da exploração, o aluno se familiariza com conhecimentos, práticas e formas diferentes. O aprendizado pela exploração expositiva compõe o desenvolvimento do aluno;
– Expressar – com a expressão, cria-se oportunidade para que os alunos possam participar do coletivo;
– Se conhecer – estímulo ao autoconhecimento das crianças, promovendo um desenvolvimento integral do aluno.

Agora que conhece a nossa proposta para o Ensino Infantil, venha saber mais sobre o CIE. Ao agendar sua visita, nossos educadores entrarão em contato para reservar o melhor horário para você.

Quero agendar uma visita!

× Estude com a gente!