Com a BNCC Ensino Médio, a escola exerce dois papéis fundamentais para o aluno e a sociedade: democratizar o acesso ao conhecimento e promover uma maior construção moral e ética nos estudantes.
Nesse sentido, o Centro Integrado de Ensino (CIE) preza por desenvolver uma educação focada em oferecer aos alunos um aprendizado de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tudo isso para que haja uma formação social, intelectual e cultural completa para o aluno.
Para isso, são desenvolvidas propostas em sala de aula com foco na formação do cidadão.
A Base Nacional Comum Curricular referente ao Ensino Médio, em 2018, trouxe mudanças à forma de transmissão do conhecimento aos alunos.
Assim como na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é esperado que o Ensino Médio seja estruturado com base nas competências gerais da BNCC.
A BNCC Ensino Médio tem como foco dar continuidade ao desenvolvimento proposto ao aluno nas demais etapas da Educação Básica.
Nessa fase, as competências gerais estabelecidas para a Educação Básica são orientadas com foco em aprendizados essenciais.
No contexto do ensino na região, a BNCC de Mato Grosso segue as mesmas diretrizes da Base a nível federal. Ela é um conjunto de orientações que busca conduzir as equipes pedagógicas para uma construção de currículos locais.
Nesse sentido, entender as especificações da BNCC do Ensino Médio é uma forma de desenvolver a educação brasileira — privada e pública — a partir de uma formação humanizada.
Para tanto, a Base Nacional Comum Curricular busca refletir, em suas diretrizes, uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
No que se refere às áreas do conhecimento do Ensino Médio no Brasil, a BNCC traz, em suas diretrizes, cinco itinerários formativos. São eles:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
Tais áreas do conhecimento são organizadas por meio da oferta em uma grade curricular completa. Assim, os currículos e as propostas pedagógicas buscam garantir uma aprendizagem essencial, com foco nas diretrizes da BNCC.
Essas aprendizagens ainda representam as finalidades do Ensino Médio, bem como as demandas por uma formação contemporânea de qualidade.
O Centro Integrado de Ensino traz uma forma de ensinar que preza pelo completo desenvolvimento do aluno. Para isso, lembramos que a avaliação não é de caráter promocional.
Em nossa forma de ensinar, ela é realizada por meio da observação, da reflexão e do diálogo, tendo como objeto as diferentes manifestações da criança. Isso representa um acompanhamento completo do cotidiano do aluno na escola.
O Plano de Aula Ensino Médio do CIE busca desenvolver, por completo, as habilidades e as competências trazidas nas diretrizes da BNCC.
Cada área do conhecimento é desenvolvida com seu devido aprofundamento ao longo dessa etapa da Educação Básica. Nesse sentido, são objetivos específicos do Ensino Médio:
- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;
- A preparação do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições ou a aperfeiçoamentos posteriores;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
- A construção do conhecimento relativo nos níveis desejáveis em cada disciplina que compõe o currículo.
Há um foco no desenvolvimento do aluno também para o futuro. Justamente por isso é que o Plano de Aula Ensino Médio traz, em seu rol, conhecimentos e práticas voltados para o acesso do aluno à educação superior, seja por meio de vestibular ou ENEM.
A avaliação no Centro Integrado de Ensino vai considerar o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
Também são considerados como modo de avaliação a aferição do desempenho do aluno quanto à apropriação de conhecimentos em cada área de estudos e o desenvolvimento de habilidades e competências.
O processo de avaliação no Ensino Médio é pautado no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, conforme a Matriz de Referência do Ensino Médio. Tudo isso em busca de um foco na juventude e no protagonismo do aluno
A avaliação para competência consiste num projeto interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinar. O objetivo é articular os conhecimentos científicos dos alunos com o intuito de resolver e/ou propor soluções para situações complexas.
As avaliações são feitas de forma contínua e são compostas por instrumentos definidos pelo corpo docente, tais como:
- Tarefas;
- Pesquisas;
- Relatórios;
- Seminários;
- Projetos;
- Trabalhos de grupo;
- Avaliações objetivas;
- Provas dissertativas.
Esses instrumentos contemplam as diferentes características dos estudantes e estão sempre voltados à avaliação quantitativa e qualitativa, a fim de orientar uma aprendizagem melhor para cada aluno.
A proposta do Centro Integrado de Ensino para o Ensino Médio, seguindo as diretrizes, é apenas um dos diferenciais para seus alunos.
O Centro busca enriquecer o processo de ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia como uma aliada à qualidade do serviço educacional prestado.
Nosso foco é desenvolver uma escola digital em que a aprendizagem seja intensificada pelo uso da tecnologia (plataformas de aprendizagem digital e sala de aula virtual, plataformas de gamificação, ambiente de práticas e simulações e avaliações digitais). O modelo está alinhado às tendências para o futuro da educação.
Tudo isso permite uma completa personalização da aprendizagem, bem como a flexibilização da rotina de estudos. Há, nesse modelo, diferenciais como:
- Aprimoramento e elevação dos índices de qualidade da educação;
- Personalização do ensino e protagonismo do estudante;
- Desenvolvimento de habilidades comportamentais;
- Atuação interdisciplinar e multidisciplinar;
- Maior engajamento e novas possibilidades de interação;
- Cuidado e preocupação com a saúde física e emocional.
Nossa proposta para o Ensino Médio é que o aluno tenha um desenvolvimento completo, dando sequência ao seu aprendizado desde o Ensino Infantil e Fundamental.
Para isso, adotamos uma estrutura completa, prezando pela maior liberdade e autonomia dos alunos.
Venha saber mais sobre o CIE. Ao agendar sua visita, nossos educadores estarão à sua disposição para reservar o melhor horário para você.
Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por