logo colégio cie

Quais são as melhores atividades lúdicas para educação infantil?

Crianças do Ensino Infantil do CIE durante atividades lúdicas no parquinho da escola

Como parte fundamental no currículo do aluno em sala de aula, temos as atividades lúdicas para Educação Infantil voltadas ao desenvolvimento da criança.

Por meio delas, a criança tem a oportunidade de aprender experimentando, sendo o centro da construção do seu próprio conhecimento.

Substituindo o modelo tradicional de ensino pelo brincar, o educador consegue falar a linguagem do aluno, envolvendo-o nas atividades pedagógicas e facilitando o seu desenvolvimento cognitivo. 

Qual o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil?

Nesse sentido, a importância do brincar no desenvolvimento infantil se destaca pela capacidade dessa prática de inserir o aluno no ambiente escolar.

A brincadeira e as atividades lúdicas são importantes não apenas para a construção do conhecimento como para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança.

É por meio delas que o estudante consegue expressar suas experiências e sentimentos, interagindo com o mundo a sua volta.

Ou seja, para resumir o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, ela tem por objetivo preparar o aluno para desempenhar seu papel social.

Além disso, o lúdico contribui para uma compreensão do funcionamento do mundo, bem como para que a criança possa demonstrar e vivenciar emoções. 

O que é lúdico no ensino Infantil

Mas o que é o lúdico na Educação Infantil? A que se resume essa proposta de desenvolvimento da criança em sala de aula?

Embora o uso de recursos lúdicos na educação seja uma prática nova, ele tem como fundamento um ensino mais colaborativo. Com isso, é possível definir o lúdico como uma forma de expressão de liberdade e espontaneidade do aluno.

Essa expressão se dá por meio de ferramentas que proporcionam o divertimento, tais como:

- Brinquedos;

- Atividades direcionadas;

- Músicas;

- Danças;

- Representações artísticas.

Nesse aspecto, além do divertimento, as atividades lúdicas para Educação Infantil têm como objetivo proporcionar a construção do conhecimento. Da mesma forma, por meio delas, a criança tem um maior desenvolvimento intelectual, social e cultural.

A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança

A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança se destaca, ainda, pelo que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC da Educação Infantil traz, em suas diretrizes, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança; entre eles, está o direito de brincar (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se).

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular, a partir dos seis direitos, estabelece, ainda, os campos de experiência, fundamentais para que o aluno possa aprender e se desenvolver:

- O eu, o outro e o nós;

- Corpo, gestos e movimentos;

- Traços, sons, cores e formas;

- Escuta, fala, pensamento e imaginação;

- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Nesse sentido, as atividades lúdicas para Educação Infantil são parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento da criança. Esse é o momento em que ela exercita, basicamente, todos os seus direitos, estabelecendo um contato com todos os campos de experiência.

Da mesma forma, é por meio das atividades lúdicas que o estudante age como protagonista do seu próprio desenvolvimento. 

Desenvolvimento integral da criança

Com isso, podemos entender que as atividades lúdicas para Educação Infantil têm um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno. Esse desenvolvimento se dá por meio de um processo global, que integra diferentes habilidades e competências.

As atividades lúdicas, por sua natureza, têm a capacidade de estimular diferentes áreas do desenvolvimento da criança, como:

- coordenação motora – andar, correr, pular, escrever, cortar, pintar, desenhar;

- desenvolvimento psicomotor – inteligência, afetividade, sociabilidade;

- desenvolvimento cognitivo – pensamento, raciocínio, resolução de problemas, criatividade, memória, atenção, linguagem.

Da mesma forma, elas ainda exercem influência na construção de outras habilidades e conhecimentos, como a confiança, a criatividade, a comunicação e a expressividade.

Para a Educação Infantil, o lúdico, ainda, incentiva um maior contato entre os alunos, favorecendo a socialização e as relações interpessoais. 

Atividades lúdicas para Educação Infantil

Devido à importância do brincar no desenvolvimento infantil, é necessário encontrar formas de aplicar esse modelo de aprendizagem em sala de aula.

Isto é, não basta saber qual o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, é essencial entender como aplicar o modelo no ambiente escolar. 

Brincadeiras

Uma das principais atividades lúdicas para Educação Infantil são as brincadeiras. E há diversas atividades, nesse sentido, que podem ser introduzidas em sala de aula.

As crianças podem, por exemplo, ser estimuladas a utilizar massinhas de modelar para aprender sobre formas e cores.

Para estimular a coordenação e o relacionamento social, atividades e brincadeiras em grupo também são recomendadas. 

Artes

Para o incentivo da criatividade na criança, o uso das artes visuais na Educação Infantil é outro bom exemplo de atividade lúdica. Por meio delas, o aluno tem um aprendizado que promove o desenvolvimento da imaginação, criatividade, percepção e sensibilidade.

O simples ato de colorir e desenhar já é uma atividade bem útil para o estímulo do desenvolvimento dessas habilidades. 

Jogos educativos

Os jogos educativos também podem ser usados no ambiente escolar. Mas é importante que tais atividades sejam aplicadas com cuidado.

A criança deve entender que os jogos não são apenas um simples passatempo, mas uma forma de aprender.

Jogos de tabuleiro, perguntas e respostas ou mesmo jogos online são algumas das muitas opções de atividades para aplicar em sala de aula. Por meio delas, é possível fazer com que a criança se familiarize com números e formas, desenvolvendo suas próprias soluções para problemas do cotidiano. 

Leituras

Por fim, outro exemplo de atividade lúdica para Educação Infantil que pode ser aplicada em sala de aula é a leitura.

Além do próprio estímulo ao hábito da leitura, esse tipo de atividade é fundamental para a formação da linguagem e do pensamento do aluno. Com ela, a criança também desenvolve a sua criatividade e imaginação.

Por meio das atividades lúdicas para Educação Infantil, a criança, de fato, aprende brincando. A partir da exploração do ambiente escolar e de novas experiências por meio da brincadeira, o aluno pode construir seu próprio conhecimento, desenvolvendo não apenas novos saberes como, também, a sua imaginação.

E para que isso seja possível, o Centro Integrado de Ensino oferece uma estrutura completa, prezando pela total inserção do aluno no ambiente escolar.

A proposta pedagógica do CIE é implementada por meio da observação, da reflexão e do diálogo, tendo como objeto as diferentes manifestações da criança, representando, dessa forma, o acompanhamento de seu cotidiano na escola.

Gostou das dicas? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações e recomendações de estudo na sua caixa de entrada!

Quero assinar a newsletter!

Postado porCIE

Postado em29 de março de 2021


Palavras chave:

Últimas notícias

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar