logo colégio cie

Fundamental 1: como aprimorar a leitura e a interpretação de texto?

Alunos do Ensino Fundamental 1 do CIE

Aprimorar a leitura e a interpretação de texto é um dos objetivos do Centro Integrado de Ensino (CIE) para o Ensino Fundamental 1. Sabemos que grande parte do processo de alfabetização começa justamente nessa fase.

E para que o aluno tenha um desenvolvimento escolar completo, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, o estímulo e o aprimoramento da leitura e da interpretação de textos fazem parte do dia a dia do aluno no CIE. 

Ensino Fundamental (anos iniciais): a importância da leitura e da interpretação de textos

A importância da leitura e do desenvolvimento do hábito de ler vem se destacando cada vez mais. Matéria básica em vestibulares e provas do ENEM, a interpretação é algo que faz parte da nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

Nesse sentido, a relevância do tema é, basicamente, indiscutível na pauta da educação. Afinal, mesmo com o surgimento de novas tecnologias, a leitura é matéria indissociável da cultura humana.

A leitura, seja de livros ou de textos para interpretação dentro de um trabalho pedagógico, ganha, aqui, um caráter ainda mais relevante. 

Os principais benefícios da leitura para os alunos 

Muito disso se deve aos principais benefícios da leitura para os alunos. O gosto por essa prática na infância deve ser estimulado sempre, justamente pelos benefícios que ela proporciona.

De modo geral, a leitura é um estímulo para o aprendizado e a criatividade, além de ser uma excelente potencializadora da concentração e do domínio da linguagem.

Nesse aspecto, ainda é possível destacar outros pontos positivos da leitura para os estudantes, como:

- Ampliação das suas capacidades cognitivas;

- Maior compreensão de ideias e organização de linhas coerentes de pensamento;

- Desenvolvimento de habilidades de interpretação de texto;

- Enriquecimento do vocabulário;

- Desenvolvimento de uma visão crítica e da capacidade argumentativa;

- Novos conhecimentos e visões de mundo.

Quando há um estímulo à leitura e à interpretação de textos em sala de aula, a criança tem a oportunidade de absorver e desenvolver novos conhecimentos.

Anos iniciais do Ensino Fundamental: como aprimorar a leitura e a interpretação de textos

Para que haja uma inserção completa desse hábito no Ensino Fundamental I, é essencial saber como aprimorar a leitura e a interpretação de textos. Para isso, o Centro Integrado de Ensino adota três etapas para desenvolver essa capacidade no aluno:

- Pré-compreensão: toda leitura é feita com a inserção do aluno no ambiente escolar. Há o estímulo da leitura e do entendimento de acordo com os conhecimentos prévios, ofertados no contexto do ensino;

- Compreensão: com o contexto estabelecido, o aluno se depara com as interpretações que o texto apresenta. Com o auxílio do docente, a criança tem, aqui, a compreensão da intencionalidade do texto, passando a desenvolver o seu raciocínio sobre a temática apresentada;

- Interpretação: momento em que o aluno apresenta sua compreensão do texto. É a forma de externar a sua interpretação, compartilhando os conhecimentos e as informações que assimilou da leitura. 

Trabalho pedagógico: como criar hábito de leitura

Todo esse trabalho pedagógico se dá com foco em compreender como se cria o hábito da leitura no aluno.

O Centro Integrado de Ensino busca, dentro da sua proposta pedagógica, desenvolver, na criança, não apenas o hábito de leitura e interpretação de textos, mas também estimular o seu pensamento crítico.

Para isso, são desenvolvidas, no ambiente escolar, práticas que proporcionam essa experiência ao aluno.

Estabelecer conexões e associações

Uma delas é estabelecer conexões e associações entre o texto e a vivência do aluno ou os conceitos conectados à vida real.

Esse estímulo à associação do conteúdo à vida real auxilia o aluno na compreensão da ideia que o texto deseja transmitir. 

Fazer perguntas a respeito dos textos

Outra forma de estimular a interpretação de textos e criar, no aluno, o hábito de leitura é fazer perguntas a respeito dos textos.

Uma das principais formas de assimilação da ideia central de um texto é a resposta de perguntas sobre o seu contexto.

Criar imagens mentais que facilitem a compreensão da leitura

O estímulo à criação de imagens mentais que facilitem a compreensão da leitura também é uma das formas de se desenvolver a interpretação do aluno.

O recurso, aliás, também pode ser usado para fazer com que o aluno seja capaz de identificar os elementos e as categorias principais dos aspectos do texto. 

Textos para leitura e interpretação

E para que haja uma completa formação do aluno, os textos para leitura e interpretação têm como objetivo estimular o pensamento crítico e o raciocínio da criança.

Em nossa forma de ensinar, todo estímulo ao desenvolvimento da criança e de seu aprendizado completo é realizado por meio da observação, da reflexão e do diálogo.

Nesse sentido, com a aplicação dos textos para o aprimoramento da interpretação, tem-se como objeto uma adaptação às diferentes manifestações da criança.

Atividades com leitura e interpretação de texto

Além do trabalho com textos voltados para leitura e interpretação, são realizadas atividades para o desenvolvimento dessas habilidades.

As atividades de leitura, como a oralidade, a escrita e a leitura em grupo, são norteadoras na busca pela criação desse hábito entre os alunos. Entre algumas das atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, estão:

- Identificação de palavras e interpretação – escrita e interpretação de palavras do texto, seja por meio da fala, da escrita ou de desenhos;

- Desenho dos personagens – incentivo à leitura por meio da imaginação e da criatividade do aluno, encorajando-o a, segundo a narrativa, colocar no papel o que compreendeu da sua leitura;

- Roda de leitura –  estímulo à leitura a partir da prática em grupo, no contexto do ambiente escolar, com a interpretação e o entendimento de todos os estudantes.

O CIE tem como um de seus objetivos o completo desenvolvimento do aluno, especialmente no que se refere a sua capacidade de leitura e interpretação.

Para isso, adotamos uma estrutura completa, que preza pela inserção do aluno no ambiente escolar. Buscamos, assim, um aprendizado com base em suas vivências e experiências, seguindo, então, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental.

Venha conhecer mais dessa estrutura. Agende sua visita e saiba mais sobre a nossa proposta para a Educação Básica!

Quero agendar uma visita!

Postado porCIE

Postado em24 de março de 2021


Palavras chave:

Últimas notícias

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar