logo colégio cie

Ensino Fundamental: como é estruturado? Um raio-x desse ciclo!

Alunos do Ensino Fundamental II do CIE

Assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais, está sendo implementada em todo o Brasil.

O Centro Integrado de Ensino (CIE) preza por desenvolver uma educação de base focada em oferecer aos alunos um aprendizado de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de que haja uma formação social, intelectual e cultural completa para o aluno. 

Ensino Fundamental completo: como é estruturado?

O Ensino Fundamental, como o próprio nome indica, é um dos períodos mais importantes na vida letiva e educacional do aluno. Contudo, com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo escolar dessa fase está diferente.

Agora, o Ensino Fundamental compreende duas fases: o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II.

A primeira etapa tem início com a matrícula da criança, a partir dos 6 anos, e compreende o período entre o 1º e o 5º ano para estudantes de 6 a 10 anos de idade. A segunda etapa abrange o período entre o 6º e 9º ano para estudantes entre 11 e 14 anos.

Tais mudanças foram feitas para que a Educação Básica abranja toda a etapa de alfabetização da criança. Dessa forma, a escola pode fornecer uma atenção maior quanto a esse aspecto.

De modo geral, essa fase controla toda uma base de educação do aluno e sua formação como cidadão e indivíduo de direito. 

BNCC Ensino Fundamental

A BNCC Ensino Fundamental define, para essa fase, as aprendizagens essenciais, que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Ela se divide em habilidades e competências que o aluno deve desenvolver ao longo desse período.

Para isso, habilidades e competências são entendidas da seguinte forma:

- Habilidades – expressam os aprendizados essenciais, os quais devem ser assegurados ao aluno;

- Competências – é tida como a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos, de habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, bem como de atitudes e valores essenciais ao pleno exercício da cidadania.

Tais preceitos devem, segundo o documento, ser inseridos na proposta pedagógica das instituições e na rotina escolar dos alunos. Para tanto, a BNCC se divide entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

BNCC Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nos anos iniciais, há uma valorização de situações lúdicas para a aprendizagem. Nesse período, há uma maior articulação com as experiências do aluno na Educação Infantil.

Isso acontece para que haja uma adaptação mais eficiente do aluno ao novo ambiente, além de um estímulo às novas possibilidades de aprendizado.

Nesse período, as crianças vivenciam mudanças importantes, que refletem não apenas na forma de aprender, como também na sua relação consigo mesma, com os outros e com o mundo.

BNCC Ensino Fundamental Anos Finais

Nos anos finais, os alunos lidam com desafios de maior complexidade, sendo esse um período de grandes mudanças. Aqui, o aluno deve lidar com diferentes lógicas de organização, especialmente quanto aos conhecimentos relacionados às áreas.

Há a necessidade de uma maior especialização, razão pela qual se tem, nos componentes curriculares, uma ressignificação da aprendizagem do Ensino Fundamental.

O foco do Ensino Fundamental nos anos finais é aprofundar e ampliar o repertório de conhecimento do aluno. Nesse sentido, é importante fortalecer a sua autonomia, garantindo condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. 

Os planos de aula para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais)

Para que o aluno tenha uma completa assimilação do seu desenvolvimento e aprendizado, o plano de aula do Ensino Fundamental do CIE foi elaborado de acordo com a BNCC.

O plano de aula é uma ferramenta essencial, usada pelo professor para organizar, de forma adequada, o conteúdo e a informação que serão transmitidos ao aluno.

Dentro do plano de aula, ainda está o método de avaliação, usado ao final de cada matéria. 

Nossa forma de ensinar

O Centro Integrado de Ensino (CIE) traz uma forma de ensinar que preza pelo completo desenvolvimento do aluno. Para isso, lembramos que a avaliação não é de caráter promocional.

Em nossa forma de ensinar, ela é realizada por meio da observação, da reflexão e do diálogo, tendo como objeto as diferentes manifestações da criança. Isso representa um acompanhamento completo do cotidiano do aluno na escola.

Plano de aula Ensino Fundamental 1 e 2

De acordo com a BNCC, no Ensino Fundamental 1, há um maior foco em competências específicas, que possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares.

O Ensino Fundamental 1 é um dos principais níveis da Educação Básica, sendo uma introdução da criança em um convívio social mais amplo.

No plano de aula do Ensino Fundamental 2, que representa os anos finais do aluno nesse período, tem por objetivo uma maior especialização. 

E para que haja um desenvolvimento completo do aluno, bem como a sua formação básica enquanto cidadão, as aulas, nas duas fases, no Centro Integrado de Ensino, têm como objetivo:

- O desenvolvimento integral pela formação intelectual, científica, física, espiritual, social e pela participação na obra do bem comum;

- O desenvolvimento da capacidade de aprender, do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

- A compreensão dos ambientes natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores da sociedade;

- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem com aquisição de conhecimento, de habilidades e a formação de atitudes e valores éticos;

- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca na vida social;

- O desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo, crítico e harmonioso; de suas potencialidades, como elementos de autorrealização e preparação para o trabalho; e do exercício da cidadania;

- O dimensionamento da noção do dever e a questão dos direitos dos cidadãos, incluindo o exercício da participação, que vai até onde a criança descobre e compreende o real significado daquilo que é vigente;

- Oportunizar à criança o reconhecimento do direito de optar, até mesmo, pela sua transformação, enquanto participante do processo de definição da ordem que almeja a sociedade.

Já a avaliação dos alunos é feita continuamente, por meio de provas objetivas e dissertativas, debates, projetos interdisciplinares, trabalhos em grupo e o caderno de campo.

O Centro Integrado de Ensino tem a avaliação com uma ferramenta importante para os professores em busca do principal objetivo da escola:

“Fazer com que os alunos avancem e encontrarem caminhos para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma evolução mais segura”,

Os diferenciais do CIE para seus alunos

A aplicação dos planos de aula do Ensino Fundamental a partir das diretrizes é apenas um dos diferenciais do Centro Integrado de Ensino para seus alunos. 

Todo trabalho pedagógico do Centro busca enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia como uma aliada à qualidade do serviço educacional prestado.

Nosso foco é desenvolver uma escola digital, em que a aprendizagem é intensificada pelo uso da tecnologia (plataformas de aprendizagem digital e sala de aula virtual, plataformas de gamificação, ambiente de práticas e simulações e avaliações digitais). O modelo está alinhado às tendências para o futuro da educação.

Tudo isso permite uma completa personalização da aprendizagem, bem como a flexibilização da rotina de estudos. Há, nesse modelo, diferenciais como:

- Aprimoramento e elevação dos índices de qualidade da educação;

- Personalização do ensino e do protagonismo do estudante;

- Desenvolvimento de habilidades comportamentais;

- Atuação interdisciplinar e multidisciplinar;

- Maior engajamento e novas possibilidades de interação;

- Cuidado e preocupação com a saúde física e emocional.

O foco do Centro Integrado de Ensino é oferecer, no quadro do Ensino Fundamental, o que há de mais moderno na Educação Básica, buscando desenvolver e aprimorar os conhecimentos do aluno.

Para isso, o Centro Integrado de Ensino conta com uma estrutura completa, adaptada para promover o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Venha saber mais sobre o CIE e conheça de perto essa estrutura!

Quero conhecer o CIE!

Postado porCIE

Postado em22 de março de 2021


Palavras chave:

Últimas notícias

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar