logo colégio cie

10 passos para criar uma rotina de estudo para o Ensino Médio

Fachada do CIE

Montar uma rotina de estudos para o Ensino Médio pode ser mais simples do que você imagina. Para quem tem o sonho de passar no vestibular ou conseguir uma boa nota no ENEM para ingressar em uma universidade, criar essa rotina é bem importante.

Mas mais importante do que criar a sua rotina de aprendizado é conseguir colocá-la em prática. Sendo assim, para ajudá-lo a desenvolver a sua, separamos alguns passos. Confira!

Como criar uma rotina de estudo para o Ensino Médio?

Antes de listarmos os 10 passos para criar uma rotina de estudos para o Ensino Médio, é essencial que você tenha em mente que cada estudante tem hábitos e rotinas diferentes.

Na hora de planejar e organizar a sua rotina, é preciso levar em conta o que realmente funciona para você. Sendo assim, o ideal é que, com estes 10 passos, você crie seu próprio método de estudo.

Vale lembrar que, para estudar para o vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é preciso ir além do que se vê em sala de aula.

A rotina de estudos deve ser essencial para o aluno na última etapa da Educação Básica. 

Começando o seu planejamento de rotina

Tenha em mente que as suas horas de estudos fora de aula devem ser planejadas para otimizar o que se vê em sala de aula.

Antes de começar a desenvolver um cronograma próprio, é essencial um planejamento de rotina.

Comece avaliando o seu dia a dia, saiba quais são as atividades que ocupam o seu tempo e procure o melhor horário para encaixar o seu tempo de estudos.

10 passos para criar uma rotina de estudo para o Ensino Médio

Mas além de organizar a sua rotina diária de estudos e planejar um cronograma para você, ainda é necessário considerar alguns pontos.

Para ajudar você a entender melhor como planejar essa rotina, separamos 10 passos bem importantes a serem considerados. São eles:

- Reavaliar a sua rotina;

Definir horários;

- Escolher um bom local de estudos;

- Montar um cronograma de estudos;

- Encontrar um método de estudo;

- Ter compromisso e disciplina;

- Usar a internet a seu favor;

- Praticar;

- Organizar pausas;

- Cuidar da sua saúde física e mental.

Veja mais sobre cada passo a seguir.

Reavaliar a sua rotina

O primeiro passo da criação de uma rotina de estudos é reavaliar a sua rotina atual. Coloque no papel cada uma das atividades diárias – aula, trabalho, deveres de casa – e escolha o melhor período para encaixar seu tempo de estudos.

Assim, fica mais fácil conciliar todas as atividades, e o ideal é que a sua rotina tenha de 2 a 4 horas de estudo por dia. 

Definir horários

Depois dessa reavaliação, procure definir seus horários reservados para o aprendizado. Uma boa rotina de estudos requer horários bem definidos.

Dessa forma, o estudante consegue se habituar em sua preparação diária. Algo que pode auxiliar aqui é definir horários e organizar a rotina com base no cronograma de estudos do Ensino Médio. Assim, é mais fácil saber o que e quando estudar de forma organizada. 

Escolher um bom local de estudos

Tão importante quanto os horários em uma rotina de estudos é o local usado para isso. Um bom ambiente para estudar requer:

- Uma boa iluminação;

- Mínimo de barulho;

- Um espaço arejado;

- Ausência de distrações;

- Todo o material de estudo ao alcance do aluno.

O ideal é buscar um local em que haja o mínimo de interferência de outras pessoas. Além disso, é preciso manter os materiais, como canetas, cadernos e livros de estudo, bem próximos.

Montar um cronograma de estudos

Com tudo isso em mente, o estudante deve montar o seu cronograma de estudos. Essa é uma ferramenta importante que vai auxiliar no aprendizado otimizado.

É essencial que o cronograma aborde temas e matérias exigidas no ENEM e/ou vestibular.

Para aumentar as chances de ingressar na faculdade, o estudante pode fazer uso de cronogramas de estudos prontos. Existem vários tipos de cronogramas disponíveis na internet.

Grande parte dos cronogramas prontos trazem as disciplinas que o aluno precisa estudar. Além disso, reservar mais tempo para materiais mais complexos ou que o estudante tem mais dificuldade é o ideal. 

Encontrar um método de estudo

Com o cronograma definido, é hora de buscar o método de estudo ideal para você. Nem todo aluno tem a mesma forma de aprender, revisar e memorizar uma disciplina.

Procure encontrar a maneira de estudar mais eficiente para você. Para isso, teste várias possibilidades até encontrar a ideal.

Ter compromisso e disciplina

Mas não basta ter um método de estudo e um cronograma, é preciso compromisso e disciplina com ambos.

Seguir um cronograma de estudos exige disciplina e comprometimento com a rotina de aprendizado. Ou seja, é importante respeitar os horários definidos, buscando não se atrasar. 

Usar a internet a seu favor

Durante o processo de aprendizado e estudos para as avaliações, a internet é uma grande aliada. Mas, para isso, você deve usá-la a seu favor.

Evite distrações e use a internet para encontrar materiais de estudo, simulados online e dicas de como melhorar seu desempenho.

Praticar é importante

E com a internet você tem um excelente local para praticar o que aprendeu. Além dos simulados, resolver questões periodicamente após estudar cada disciplina pode ajudar a fixar melhor cada matéria.

Outra forma de praticar e se preparar para o ENEM e os vestibulares é consultar as provas anteriores e seus gabaritos.

Organizar pausas

Estudar horas sem parar não é produtivo e traz mais problemas do que ajuda na hora do aprendizado. Sendo assim, programe pausas para descansar.

Tire momentos para aliviar a mente e lembre-se de se alongar. Esse também é um bom momento para cuidar da alimentação e da hidratação.

Cuidar da sua saúde física e mental

O último passo é cuidar da sua saúde física e mental. Preparar-se para uma prova de vestibular ou ENEM exige, também, cuidados com o corpo e a mente.

Reservar momentos de descanso, cuidar da alimentação e manter uma boa rotina de exercícios também é uma forma de se preparar.

Evite ficar com a cara nos livros ou estudar noite adentro, já que isso pode sobrecarregar a mente e o corpo.

Tendo uma boa rotina de estudos de Ensino Médio e cuidados com a mente e o corpo, suas chances de ingressar na faculdade são bem grandes. 

Gostou das dicas? Aproveite para assinar a nossa newsletter epa receber muito mais dicas e recomendações de estudo na sua caixa de entrada!

Quero assinar a newsletter!

Postado porteamamaia

Postado em18 de março de 2021


Palavras chave:

Últimas notícias

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar